ABRIL AZUL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

por Naira 2023 publicado 02/04/2024 10h30, última modificação 02/04/2024 10h30
A data é comemorada em 2 de abril desde 2007. A sessão foi requerida pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente da Comissão de Educação (CE). Participantes da solenidade cobraram políticas públicas e apontaram caminhos para mais suporte e inclusão com transtorno do espectro autista (TEA).

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Fonte: https://www.gov.br/hfa/pt-br/abril-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-o-autismo

https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2024/04/dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-e-celebrado-no-senado#:~:text=A%20data%20%C3%A9%20comemorada%20em,do%20espectro%20autista%20(TEA).